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ADM.Zumbi

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MensagemAssunto: • Aprendendo a Narrar •   • Aprendendo a Narrar • EmptyQui Nov 14, 2013 6:49 pm

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1. Jogador X Personagem
A primeira coisa que deve ficar clara é que o personagem é um ser que tem vida própria, história própria, certos padrões de pensamentos e de emoções. E outro ser totalmente diferente é o jogador, que tem a sua própria maneira de pensar e agir. O jogador deve saber separar muito bem quem ele é, e quem é o seu personagem, tal qual um ator de cinema ou de teatro o faz.

2. Conhecer bem o personagem
Agora que já se sabe quem é quem, é imprescindível que o jogador conheça a fundo o seu personagem. Quanto mais no íntimo o jogador chegar dos segredos do seu personagem, tanto melhor será sua interpretação.  Os únicos detalhes são o físico e as habilidades que o personagem possui; os confins da psique humana (ou seja lá qual for a raça do seu personagem) são infinitos. Traumas, medos, inseguranças e receios; virtudes, amores, paixões e decisões; detalhes, tiques, manias; objetivos de vida e códigos de conduta; história e regionalismos; família, amigos, inimigos, clientes; enfim, destrinche a vida do seu personagem até que ele se torne tão claro, vívido e real quanto você mesmo se nota ao olhar-se no espelho. Se você não conhecer bem ele, ninguém mais saberá como ele é.

3. Seja fiel
Uma vez definidas a história, a psicologia e os atributos do seu personagem, o jogador deve manter-se fiel ao que ele mesmo definiu. A graça do RPG está em tornar real a imaginação e não em ser mais forte ou habilidoso com algum tipo de arma, portanto, não queira mudar algum tipo de característica porque pode dar um combo de dano maior se isso não condiz com a própria natureza do personagem em questão.

4. Detalhes, detalhes, detalhes...
Em certa feita um grande filósofo disse “Deus está nos detalhes”. Pois bem, RPGísticamente falando, podemos dizer que “A alma do personagem está nos detalhes.” A forma de segurar o cigarro, o modo de conjurar as magias com toscas rimas, o ladino que acredita ser mais habilidoso do que é ou a frieza mortal de um assassino que deixa escapar sua compaixão em imperceptíveis ações. Detalhe ao máximo suas ações, assim todos os jogadores e o mestre poderão entender melhor o que está se passando e inclusive, agir no mesmo nível de jogo, obtendo uma sinergia única.

5. Saiba do que se trata, mas bolinhas ou números não significam nada...
É importante saber do sistema e do cenário. Aprender ou ler algo, se necessário. Não se pode jogar como um Cavaleiro Templário se você nunca ouviu falar em um. Quanto mais detalhes você souber sobre o funcionamento do sistema e do cenário onde se passará a aventura, mais ferramentas você terá para interpretar melhor. No entanto, saber as regras de cor e salteado não serve para nada...! (como assim...? que tipo de jogo é esse?) Os números são somente base para rolagem de dados, para eventuais ações. A essência do RPG está na interpretação e, inclusive, há muitas campanhas mestradas sem o suporte de sistema algum.

6. Viva o personagem mas não se esqueça de que é só um jogo!
Entregue-se a ele de corpo e alma. Torne-se ele. Deixe que ele tome conta do seu ser! Quando pintarem as dificuldades, veja através da visão que ele tiver e entenda quais são as limitações dele, pois talvez você não as tenha.  Sonhe os sonhos dele, odeie quem ele odeia, minta como ele mentiria e ria das piadas que só ele acharia graça. No entanto, lembre-se que isso tudo apenas é um jogo, uma brincadeira, e que ao levantar-se da mesa a vida continua. Não vá ficar bravo porque o personagem do seu amigo acabou “matando sem querer” o seu em uma rolagem crítica.

7. Acima de tudo a diversão e o respeito !
Todos devem lembrar qual é o objetivo inicial de uma boa mesa de RPG: diversão. Ou seja, se por alguma questão algo está criando demasiado atrito entre os jogadores e o mestre, então a diversão acabou e o jogo não vale mais a pena. Basta que todos mantenham a consciência em relação ao ambiente em que estão, aos amigos e ao respeito mútuo.


O Fórum Champions RPG agradece a todos e deseja um bom jogo.


Última edição por ADM.Zumbi em Sáb Nov 16, 2013 9:34 pm, editado 3 vez(es)
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ADM.Zumbi

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MensagemAssunto: Re: • Aprendendo a Narrar •   • Aprendendo a Narrar • EmptyQui Nov 14, 2013 6:56 pm

Uma lista de dicas para RPG fundamentais que você precisa saber para se dar bem com qualquer interpretação de sua ficha na mesa.


• Aprendendo a Narrar • Dicasrpg

Está buscando aquele ponto de experiência por interpretação e nunca consegue? Quer tornar seu personagem mais vivo e ativo na mesa de jogos? Eis algumas dicas que separamos para você:

1. Conheça seu personagem.
Você é de qual raça? Qual seu sexo, tamanho, idade, cor da pele? Busque criar os traços físicos e psicológicos bem definidos, pense em como ele anda, como se comporta e como interage com o meio dele. Os atributos da sua ficha sempre é útil para ajudar a conhecer melhor seu personagem.

2. Um bom guerreiro tem sempre uma boa história.
Sua família foi morta e você deseja vingança? Essa pergunta pode te ajudar a criar a história mais clichê no mundo da Terra Média, mas está muito longe de se tornar uma história vivida, interessante, empolgante e que justifique a trajetória optada por seu personagem.

Para se criar uma boa história basta ter criatividade e ser detalhista. Pense em como você cresceu, como eram as pessoas, como você era tratado, quais brincadeiras gostava, quais os sonhos e os medos que você tinha. Tente não focar apenas em pais e tios, busque referências familiares ou de amizades e inimizades antigas. Você pode ter tido inveja do seu irmão que era mais forte que você, ou ter um lobo que sempre te acompanhou até fugir e fazer você ter a primeira cicatriz em seu resgate. Seja original e criativo.

3. Separe o eu-jogador e eu-personagem.
Talvez esta seja a parte mais difícil em um jogo de RPG. Não é nada raro encontrar jogadores que após ouvir uma determinada ação ou vocabulário mude a forma também de agir e pensar. Ou seja, seu personagem não sabe, não ouve e não vê as mesmas coisas que você, pense nisso!

Se SEU PERSONAGEM tem o impulso de abrir um baú e algum outro jogador prevê uma armadilha, SEU PERSONAGEM não deve recuar caso não tenha acontecido NO JOGO algo que te fez repensar.

Para evitar isso o mestre deve gerenciar muito bem os chamados OFF TOPICS, porém você jogador pode fazer sua parte. Quando for agir, pense como seu personagem agiria e não no que pode acontecer a ele ou aos outros.


4. Siga a ficha.
Você é leal e bom? Seja leal e bom! Nada de querer as posses para si, ou guardar segredos dos outros personagens para se dar bem, ajude os outros em tudo o que puder e esteja sempre apoiando o grupo. Você é mal? Nada de ter misericórdia de um refém a não ser que o mesmo possa ser útil vivo!

É muito importante principalmente no início da campanha interpretar o personagem de acordo com o  que descreveu na ficha. Existem atributos que também podem alterar seu comportamento, como por exemplo: Um cara muito inteligente não costuma fazer piadas tolas ou dar idéias vazias sem o uso da lógica, assim como um bárbaro extremamente forte não tem muito cuidado a coisas pequenas que possam ter no ambiente.


5. Evolua!
Novas experiências, aventuras, batalhas podem e vão mudar a forma do seu personagem de agir, falar e pensar, assim como ocorre em nossas vidas. Você pode ganhar um trauma de pontes, carregar com orgulho um dente de um dragão ou ainda sentir sangue nos olhos ao ver um troll.

Seu personagem tem que ser dinâmico e ir se moldando com o passar da campanha.Para isso é muito útil anotar as coisas mais importante que acontece durante os cenários, você quando estiver no nível 20 será capaz de lembrar quantos monstros matou? Quanto arrecadou de dinheiro? Comece a anotar agora para enriquecer seu personagem com o passar do tempo.

Tenha uma velhice cheia de honra, glória e histórias épicas!

6. Reconheça seus erros.
Ninguém ao ler um post desses estará com absoluta certeza que não irá cometer “gaffs” ou pecar durante a interpretação. É natural e vai acontecer mesmo com os jogadores mais experientes. Tenha sempre a ombridade de reconhecer aquilo que não ficou bom e trate de melhorar. É errando que se acerta!

7. Saiba ouvir, você tem dois ouvidos e uma só  boca não é atoa.
Peça opinião dos outros jogadores e do mestre, escute os conselhos de jogadores mais experientes que você e esteja com a mente aberta para opiniões diferentes das suas.

As vezes nos focamos em um tipo de comportamento do personagem e deixamos passar detalhes que podem fazer grandes diferenças nos jogos. É importante saber o que dizer, porém mais importante ainda é saber ouvir o que outros tem para dizer.

8. RPG é diversão.
RPG é um jogo que precisa sim ser jogado com uma certa seriedade. Não se pode zombar de tudo ou sair dando OFF toda hora. Porém também o que muitos jogadores esquecem, é que RPG como qualquer outro jogo é feito também para você se divertir. Anotem essa frase na sua ficha: NUNCA LEVEM NADA DO QUE ACONTECE NA MESA PARA O LADO PESSOAL. O que acontece no jogo, é consequências do jogo. Imagina se todo esporte ou modalidades competitivas fossem levados para o lado pessoal? Você pode ser o melhor ou o pior da mesa como jogador, ou seu personagem pode ser o mais poderoso ou menos poderoso. O que vale é que todos usufruam das coisas boas e sejam mais felizes.

O melhor dos jogos de RPG é justamente a interação, o social, o “felling”. É você poder imaginar, criar, explorar! Todas essas sensações podem e devem ser compartilhadas com todos da mesa.

RPG diferente de muitos outros jogos, NÃO É UM JOGO DE GANHAR OU PERDER, É UM JOGO DE SE DIVERTIR!


Última edição por ADM.Zumbi em Sáb Nov 16, 2013 9:35 pm, editado 2 vez(es)
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